Por:

Onças-pintadas invadem a Cidade Maravilhosa

As estátuas das onças estarão espalhadas por diversos pontos da cidade, inclusive nos turísticos | Foto: Antonio Vieira/ Rio 50-Graus

A Jaguar Parade Rio 2024 está chegando. A partir do dia 12 de julho, sexta-feira, começa oficialmente a exposição das onças esculturais, pintadas por diferentes artistas e que estarão expostas gratuitamente em praças, praias, parques, shopping, aeroporto e pontos turísticos da Cidade Maravilhosa até 11 de agosto. Na sequência, serão vendidas em leilão virtual e presencial no dia 13 de agosto, no Hotel Fairmont.

Antes da exposição começar, haverá uma oportunidade de conhecer e registrar, em primeira mão, 15 esculturas pintadas para a Jaguar Parade carioca. Entre os dias 9 e 11 de julho (terça a quinta-feira), elas estarão expostas lado a lado no Arpoador, ponto emblemático da cidade.

Reconhecida como uma das maiores exposições de arte ao ar livre do mundo, a Jaguar Parade é um projeto internacional que reúne arte e conscientização socioambiental, artistas e público em torno de uma importante causa: a conservação da onça-pintada e a preservação de seu habitat.

Serão ao todo 66 onças - 37 delas obras inéditas, pintadas no Rio especialmente para a edição carioca, e mais 29 obras do acervo de outras edições realizadas em diversas cidades do país e do mundo, como Nova Iorque, São Paulo, Florianópolis, entre outras.

Elas serão avistadas em bairros da Zona Sul, Norte, Oeste e Centro, ocupando 15 áreas da cidade maravilhosa. Estarão em pontos turísticos como Parque do Bondinho, no Pão de Açúcar, Cristo Redentor, em parques e polos culturais como nos museus MAR, Museu do Amanhã, Parque Lage, Parque das Ruínas e Mirante do Leblon. Também estarão na Arena Cultural Chacrinha, em Pedra de Guaratiba e Areninha João Bosco em Vista Alegre, no Aeroporto do Galeão e no Shopping VillageMall.

ONÇA CARIOCA EM PARIS

No dia 9 pela manhã, uma obra da JAGUAR PARADE foi pintada, aos pés do Cristo Redentor, pelo artista amazonense radicado no Rio, PV Dias. Esta onça será enviada para a França, para ser exibida durante o evento esportivo mundial, na Casa Brasil em Paris.

A ação visa chamar atenção para a causa durante o momento em que todos os olhos do mundo estarão voltados à cidade luz, divulgando a cooperação do Brasil e da França em projetos de conservação da onça-pintada, sobretudo no território chamado Escudo das Guianas, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, onde cerca de 97% do território é ocupado pela onça-pintada.

SALVE A ONÇA

Após a exibição gratuita, as obras serão disponibilizadas para venda através de leilões virtuais e presenciais que destinarão 100% do lucro líquido para as ONGs parceiras: Onçafari, Panthera, Ampara Silvestre e FAS, que se dedicam a conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros por meio de projetos voltados à ciência, educação e ecoturismo.

As edições da Jaguar Parade já contaram com a participação de 176 artistas que customizaram 185 esculturas, expostas durante cerca de 209 dias para um público estimado em 31 milhões de pessoas. Desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 1.600.000,00 com a venda das obras, contribuindo com as ONGs parceiras, reconhecidas pelo trabalho de conservação ambiental e das onças-pintadas.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e, originalmente, habitava desde os Estados Unidos até a Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México e já praticamente desapareceu dos pampas e da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.

O número de indivíduos atualmente já é 54% menor que a população original; nos últimos 27 anos, ocorreu uma diminuição de 30% da espécie e, se não houver uma atenção séria em preservação, a perspectiva é de diminuir em mais 30%, nas próximas três décadas.