A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) informa que o teatro Mário Lago, na Vila Kennedy, em Bangu, será palco de uma série de oficinas para a formação e a qualificação dos jovens da comunidade na quinta arte. A iniciativa tem como objetivo traçar o início da Companhia de Teatro Vila Kennedy e é comandada pelo renomado autor e diretor de cinema e teatro Moacyr Góes, que vai acompanhar pessoalmente o desenvolvimento dos alunos.
Com foco tanto na teoria quanto na prática, o projeto terá uma duração de cinco meses e oferece oficinas de teoria teatral, treinamento corporal e interpretação para jovens a partir dos 14 anos. A princípio, os encontros acontecerão duas vezes por semana, mas essa frequência vai aumentar para três aulas semanais nos últimos meses, quando o diretor e o grupo vão intensificar os ensaios para uma apresentação final.
As inscrições estão abertas para os interessados e podem ser feitas na secretaria do teatro. As obras de revitalização foram entregues nesta quarta-feira, 10. Para realizar a matrícula, é necessário levar cópias dos documentos de identidade do aluno e dos comprovantes de residência e escolar. No caso dos jovens menores de idade, uma cópia da documentação dos pais também é requerida.
As aulas serão iniciadas no dia 15 de julho com uma extensão até o dia 15 de dezembro. Ao todo, 68 encontros serão realizados na comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. No final do projeto, um documentário sobre a evolução dos alunos também vai ser produzido com base em filmagens realizadas nas aulas.
As oficinas vão acontecer no teatro Mário Lago, recentemente revitalizado pelas obras do programa Acelera Funarj. As obras deixaram o espaço com uma nova cara para atender melhor a população da comunidade. Além de pintar as internas e externas, a equipe repaginou os camarins e fez melhorias no sistema elétrico do centro cultural, que incluíram a instalação de um novo transformador.