Por:

Empreendedorismo para a juventude

Quarenta estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, em Maria da Graça, Zona Norte carioca, participaram de uma roda de conversa com executivos do Bob's, primeira rede de fast food no Brasil. A ação foi realizada no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, e faz parte do projeto Trilha Empreendedora - que prepara estudantes de aproximadamente 140 escolas públicas fluminenses a partir de três pilares: empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa, ocorrida na última semana, é fruto da parceria entre o Instituto Bob's e a ONG JA Rio de Janeiro.

No workshop, os executivos contaram suas trajetórias de vida e profissionais, desde a escola até suas posições atuais, detalhando cargos, ocupações e movimentações na carreira. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar uma loja do Bob's, proporcionando uma imersão completa na rede de fast food.

"Observei jovens críticos, questionadores e focados, interessados em saber o que o Bob's tem a oferecer depois da iniciativa e como será dado continuidade a tudo isso. Sinto que plantamos uma semente, a percepção de que podem ser, fazer, querer e escolher fazer a diferença. Se o aluno tiver ferramentas, estímulos e apoio, pode fazer o que quiser", compartilha a diretora de Gente e ESG do Bob's, Valéria Ribeiro.

Para o coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita, um dos pontos fortes da iniciativa é seu poder transformador: "O impacto desta ação é tão grande que tem o poder de transformar vidas. Ações educacionais como essa proporcionam uma experiência muito rica aos estudantes, pois combinam a teoria com a prática empresarial, enriquecendo demais seus conhecimentos, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais, como liderança, empreendedorismo e gestão financeira.