O dia mundial das hepatites virais é celebrado 28 de julho, em todo planeta. As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.
Existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.
Além disso, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS.
É importante lembrar à população que a Hepatite B tem tratamento, assim como a C. E em ambos os casos, B e C, os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS. Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua cura.
No Rio, o início da campanha Julho Amarelo aconteceu no dia 30 de junho. Foram realizados mais de 60 exames e em alguns pacientes detectadas doenças graves.
Segundo a Dra. Cassia Guedes Leal, Presidente do Grupo De Fígado do Rio de Janeiro, a prevalência das hepatites virais crônicas (hepatite B e C) no Brasil gira em torno de 0,5%.
O Brasil é signatário de um pacto da OMS com objetivo de eliminar (não é erradicar) as hepatites virais até 2030. Poucos países já atingiram esse objetivo. Para atingirmos os objetivos do pacto da OMS, precisamos fazer muita testagem na população."
Todas as pessoas devem ser testadas, mas em especial: Pessoas com história de transfusão sanguínea antes de 1992, usuário de drogas, profissionais do sexo, pessoas que fazem sexo sem proteção, populações privadas de liberdade e profissionais de saúde.
Centros de testagem
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ (toda equipe da Hepatologia) - dia 23/07, 100 testes;
Hospital Universitário Gaffrée e Guinle: dia 26/07 - palestra e panfletagem;
Volta Redonda: ação com Atenção Primária à Saúde na segunda quinzena, 100 testes;
Centro Carioca de Especialidade: última semana de julho, 300 testes.