Por: Da Redação

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé: relíquia no centro do Rio desde a chegada da família real

Igreja é uma fonte de história viva no Centro do Rio | Foto: Reprodução

Esta quinta (18) marca o aniversário de 183 da coroação do jovem Dom Pedro II como último Imperador do Brasil. A cerimônia aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Localizada na Rua Sete de Setembro, nº 14, em frente à Praça XV, a construção foi fundada em 1761 e foi palco de momentos fundamentais para a história brasileira, como a aclamação de Dom João VI e a coroação de Dom Pedro I.

Também foi celebrado por lá o casamento da Princesa Isabel com Louis Phillippe Gaston d'Orléans, o Conde D'Eu.

Ela foi a Catedral da Cidade até a década de 1970, quando foi construída a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro.

 

Visitas devem ser agendadas

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé está aberta de segunda a sexta e aos domingos, com missas celebradas às 8h durante a semana, e às 11h no domingo.

Os interessados em fazer a visita guiada, que inclui a visita à cripta, onde estão guardados os restos mortais de Pedro Álvares Cabral e do Cardeal Arcoverde, devem agendar o passeio no site https://www.antigase.org/contato. A visitação acontece aos sábados, de 9h30 a 12h30. O mesmo vale para agendar casamentos.

História preservada no Centro do Rio

Com a fachada no estilo eclético e o interior feito com base no rococó, a Catedral impressiona. Mas além da imponência, ela guarda partes importantes da história. Na cripta, estão os restos mortais do navegador português Pedro Álvares Cabral, que colonizou o Brasil, e do Cardeal Joaquim Arcoverde, o primeiro líder religioso a obter o título de 'cardeal' na América Latina. Outros casamentos do local foram de D. Pedro I com Leopoldina e depois Amélia. Além de D. Pedro II com Tereza Cristina.