Na quinta (25), a Polícia Civil, como parte da Operação Ordo, realizou ações de combate ao furto de energia em três estabelecimentos na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), acompanhados por técnicos da Light, identificaram ligações irregulares em Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.
Na Estrada de Jacarepaguá, em Rio das Pedras, os policiais verificaram uma ligação direta de um mercado, que possuía câmaras frias e cervejeiras. Ainda na região foram encontradas duas ligações diretas de energia em um açougue, as instalações estavam com desvio de energia em duas fases cada, sem passar pelo medidor, resultando em consumo não registrado. Após a verificação e perícia criminal, a energia foi restabelecida conforme os procedimentos legais. Os proprietários foram presos em flagrante.
Em outra ação na Estrada dos Bandeirantes, na Comunidade César Maia, foi identificada uma ligação direta de energia em uma fase em um armazém de comércio de alimentos sem registro comercial ou alvará de funcionamento. As operações resultaram na correção das irregularidades e restabelecimento do fornecimento de energia nos locais.
A Polícia Civil também intensificou suas atividades durante a Ação Ordo com foco no combate a produtos falsificados e alimentos impróprios para consumo, na Zona Oeste do Rio. Em duas ações distintas, policiais civis da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam materiais irregulares e falsificados.
Na Gardênia Azul, foram apreendidos 20 kg de alimentos impróprios para consumo. Em Rio das Pedras, a DRCPIM apreendeu capas falsificadas de marcas famosas e itens eletrônicos sem certificação da Anatel. As operações visam proteger os consumidores e combater a distribuição de produtos irregulares na região.