Por:

Projeto social une apoio psicosocial e esporte

Em um território cuja vulnerabilidade da população aumentou nos últimos anos, a inauguração de um Centro Referencial de Atendimento Multidisciplinar trouxe, além de saúde, a restauração da esperança e da dignidade da população atendida.

Fruto de uma parceria entre o IRF (Instituto Realizando o Futuro) e a UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o CRAM já mostra resultados acima do esperado, proporcionando atendimento integrado de saúde física e psicológica para idosos. Em um mês de funcionamento, foram realizados mais de 400 atendimentos para inscrições e orientações nas modalidades de exercício físico ofertadas (Hidroginástica e Funcional).

Houve também acolhida a 50 pessoas através de rodas de conversa realizadas por psicólogo e assistentes sociais, para levantamento das questões sociais e emocionais e encaminhamento para atendimento individual ou coletivo.

"Nossa perspectiva é agregar e fortalecer a rede de serviço socioassistencial, promovendo um atendimento integrado aos moradores da Comunidade Santa Maria. Este território contava apenas com uma Clínica da Família. Ainda não existia no local um serviço que tivesse esse diferencial de ofertar atividade física e ter psicólogo e assistente social dentro do corpo funcional", afirma Felipe Dias, presidente do IRF.

O CRAM oferece uma variedade de serviços integrados, incluindo hidroginástica, ginástica funcional, atendimento psicológico e assistência social.