Por:

Correio Carioca: Sesc e Senac marcam presença no Rio Innovation

Sistema S tará o melhor da tecnologia para o evento | Foto: Divulgação/ Sesc

O Senac RJ e o Sesc RJ estarão presentes novamente no Rio Innovation Week - RIW, mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina. As instituições levam palestras e atrações educativas ao evento, cuja quarta edição será de 13 a 16 de agosto, no Píer Mauá.

O Senac RJ participa do auditório com palestras sobre Inteligência Artificial, Novo Ensino Médio, tecnologias na educação e o novo mundo do trabalho.

Já o Sesc RJ terá um espaço expositivo no Armazém 3, onde serão abordados os temas ancestralidade e temporalidades, tendo como recurso algumas tecnologias contemporâneas. No local, o público poderá visitar a exposição "Tecno-raízes: temporalidades ancestrais", em que serão exploradas ativações que promovem experimentações sobre o tempo ou dele, o mote é o cruzamento entre tecnologia, inovação, futuro e ancestralidades.

O Sesc RJ terá ainda, no Armazém Kobra, um estande em que serão apresentados os hotéis da instituição no estado. Será uma ativação com totens interativos nos quais o visitante poderá navegar e conhecer as 6 unidades hoteleiras, na serra e perto do mar: Rio (Copacabana), São João da Barra (Grussaí) e Cabo Frio, Petrópolis (Nogueira), Teresópolis (Alpina) e Nova Friburgo.

Além dos estandes, o Sesc RJ assina o Palco Flutuante, que vai receber shows de nomes como Gabriel, o Pensador, Toni Garrido, Serjão Loroza e os Madureiras, a Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais, a Banda Eu Convidado, e um encontro inusitado de Charles Gavin (ex-baterista dos Titãs), Liminha (ex-Mutantes), Milton Guedes e Rodrigo Surycato (atual vocalista do Barão), com participações especiais de Letrux e Sandra Sá.

 

Cities of Tomorrow: debatendo a cidade inteligente

Nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, o evento Cities of Tomorrow retorna como uma das principais atrações do Rio Innovation Week 2024, que acontece de 13 a 16 de agosto, no Pier Mauá. Consolidando-se como o epicentro dos debates sobre a utilização da tecnologia para transformar cidades em ambientes verdadeiramente inteligentes, a programação do Cities of Tomorrow promete abordar os pilares essenciais dessa transformação e os desafios que ainda precisam ser superados.

Durante os dois dias de evento, líderes da inovação tecnológica, especialistas em desenvolvimento urbano e autoridades municipais apresentarão cases de sucesso tanto globais quanto locais. O objetivo é promover discussões sobre como diferentes setores podem colaborar para criar cidades inteligentes e sustentáveis, que proporcionem uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

"O debate contínuo e compartilhamento de melhores práticas e casos de uso entre os diversos protagonistas envolvidos com inovação no contexto de cidades inteligentes, é fundamental para que possamos acelerar a implementação das melhorias advindas das inovações tecnológicas, e entregar uma melhoria da qualidade de vida e convivência dos cidadãos nas suas respectivas cidades", comenta Robert Janssen, presidente da Assespro-RJ.

Startup mostra tecnologia sustentável

Presente em todas as edições, a T&D Sustentável, startup com foco em economia de água em empresas, condomínios, hotéis e hospitais, marca presença novamente no Rio Innovation Week. Considerado a maior vitrine para oportunidades do setor, reunindo empresas e executivos para discutirem as novidades e tendências sobre inovação e tecnologia, o evento, que vai para sua quarta edição em solo carioca, reúne mais de 2.500 palestrantes, 2.000 startups, além de 350 expositores nos dias 13 a 16 de agosto, no Pier Mauá.

Em 2024, o Rio Innovation Week dará destaque especial para soluções de impacto socioambiental. Startups de todo o mundo apresentarão suas tecnologias e inovações para os desafios mais urgentes do planeta, como a mudança climática, a escassez de recursos e a desigualdade social.

"Quando falamos sobre desperdício de água não nós restringimos apenas a dados relacionados aos danos ao meio ambiente, mas também em gargalos financeiros dentro de empresas'', pontua Felipe Mendes, Diretor Comercial Nacional e sócio da T&D Sustentável.

Em seu stand, a empresa apresenta seu sistema com foco em desperdício de água chamado SEA (Sistema de Economia de Água), um pacote completo de serviços integrados que otimiza o consumo de água, gerencia diariamente esse gasto, além de treinamentos para conscientização e boas práticas. O grande diferencial é que toda a implantação é feita de forma gratuita, e, em troca, a startup é comissionada com 50% do valor economizado. Até o momento a empresa já economizou mais de 800 milhões de litros, sendo no Rio de Janeiro, mais de 268 milhões de litros economizados, seguido por Bahia (113), São Paulo (90), Rio Grande do Norte (64), Distrito Federal (49) e Minas Gerais (26).