Por:

Zona Oeste no centro do debate

A Zona Oeste do Rio foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores na noite desta terça-feira (13), no plenário da Casa. Parlamentares, membros da sociedade civil e especialistas discutiram sobre a crise climática e a situação da saúde na região, a maior e mais populosa da capital carioca, abrigando mais de 40% da população. O encontro foi conduzido pela Comissão Especial 1628/2024, instituída para acompanhar as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e os consequentes impactos socioambientais na cidade.

Entre os tópicos levantados, populares falaram sobre a poluição que atinge a Baía de Sepetiba, afetando a vida da população pesqueira, e toda a região de Santa Cruz, causada pelas indústrias presentes no entorno do local, sobretudo a siderúrgica localizada no bairro. Moradores apontaram que constantemente precisam varrer seus quintais por conta de um pó prateado gerado pelo acúmulo de micropartículas de minério, causado pelas atividades da companhia.

Pesquisadores apontaram que essas partículas e os gases poluentes produzidos pelos empreendimentos causam grandes prejuízos à saúde da população, provocando doenças respiratórias e dermatológicas, por exemplo. Segundo os especialistas, os danos gerados por esses poluentes não se restringem apenas à região onde está a indústria, mas atingem toda a cidade e vai além dos limites municipais e estaduais.

A Defensoria Pública relembrou que em 2012 a região chegou a ser atingida por uma "chuva de prata", quando o pó expelido pela siderúrgica caiu sobre as casas dos habitantes da região. Centenas de ações foram ajuizadas, com muitas ainda sem desfecho, apontou o órgão, que assim como os moradores, cobrou mais um investimento mais robusto para a saúde da região e mais atenção das autoridades competentes.

A Comissão organizadora questionou as Secretarias Municipais de Ambiente e Clima (SMAC) e de Saúde (SMS) sobre o que tem sido feito para mitigar os prejuízos causados à população. Ambas as pastas foram convidadas para a audiência, no entanto, não compareceram e não enviaram representantes.