Por:

Rodoviária estimula o turismo

Por Pedro Sobreiro

Principal rodoviária da cidade e segunda maior da América Latina, a Rodoviária do Rio está investindo pesado em melhorias internas e no desenvolvimento do turismo em todo o estado. O movimento de passageiros é de cerca de 1 milhão nos chamados 'meses de pico', segundo dados da concessionária.

A concessionária Rodoviária do Rio de Janeiro S/A investiu cerca de R$ 90 milhões em reformas e melhorias, sejam as estabelecidas em contrato, como também as não-contratuais, mas que trouxeram mais conforto aos passageiros, como a troca dos aparelhos de ar-condicionado, novos elevadores e um moderno sistema de segurança, que inclui mais de 98 câmeras de monitoramento integradas ao sistema de reconhecimento facial do Comando-Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Além disso, foi instalado o primeiro Uber Lounge dentro do terminal, o primeiro do mundo nessas condições, e os quiosques de recepção de turistas, que serão atendidos e orientados por funcionários bilíngues.

Tendo passado por um processo notório de revitalização, a rodoviária viu o número de estrangeiros que chegam ao Rio crescer em cerca de 20% nos últimos três anos. E o mais interessante é que eles não se contentam apenas em descobrir a cidade, aproveitando suas viagens para explorarem as belezas de todo o estado. Principalmente os chamados 'mochileiros'. De acordo com informações divulgadas pela rodoviária, é estimado que 46% dos passageiros que passam por lá têm destinos espalhados pelas cidades turísticas do Estado Fluminense, sendo a Costa Verde uma das regiões mais procuradas.

E um dos destinos mais buscados é a bucólica cidade de Paraty. No início do mês de agosto, a cidade turística recebeu a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty. E um dos grandes parceiros do festival foi justamente a Rodoviária do Rio. Ao CORREIO DA MANHÃ, a Head de Comunicação da Rodoviária do Rio, Beatriz Lima, reforçou o motivo desta parceria.

"A importância de investirmos e apoiarmos um evento desse porte em Paraty, que é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Rodoviária do Rio, é fomentar o desenvolvimento do nosso turismo interno. O Audiovisual e a Cultura são ferramentas que ajudam a promover o turismo no nosso estado", explicou.

Em um momento em que as passagens aéreas estão cada vez mais caras, ter um terminal rodoviário de grande porte repleto de melhorias e com mais conforto é um fator fundamental para expandir o potencial turístico da Cidade Maravilhosa e das belezas menos divulgadas do estado fluminense.