Prioridades nos transportes

Campanha quer conscientizar a população nos transportes coletivos

Por

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Comissão da Criança do Adolescente e da Pessoa Idosa, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ) e a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) vão lançar, nesta quarta (14), às 11 horas, a campanha educativa "Não finja que não me viu! Ceda o lugar". O evento será realizado no Plenário da Alerj, situado à Rua da Ajuda 5, no Centro, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

O objetivo é conscientizar os passageiros sobre a Lei 8.415/18, que garante que todos os assentos dos transportes são preferenciais para pessoas idosas, gestantes, com deficiência ou limitação de locomoção temporária, pessoas obesas e aquelas com crianças de colo.

"Essa iniciativa vem atender a inúmeras denúncias que recebemos de violação dos direitos dos idosos nos transportes públicos, principalmente no que se refere ao cumprimento da lei que garante assento prioritário a eles. É preciso educar os usuários de transportes, fazê-los entender que ceder o lugar vai muito além de uma obrigação legal", afirma o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão da Alerj.

Na internet, a situação virou piada entre jovens que fingem estar dormindo para não cederem seus lugares.

A campanha será apresentada pela ouvidora do Detro, Karina Continentino, e prevê ações educativas como palestras em escolas, capacitação continuada de motoristas e funcionários e distribuição de panfletos dentro de ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários.Estarão presentes o secretário estadual de Transportes, Washington Reis; o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, o deputado Rosenverg Reis (MDB) e a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar. Também foram convidados representantes de outras concessionárias de transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro, como Supervia, Metrô Rio e CCR Barcas.