AquaRio lança projeto em prol dos manguezais

Por

Com a proposta de chamar a atenção do público para a importância dos manguezais e a necessidade de protegê-los para as futuras gerações, o AquaRio lançou sua nova campanha educativa 'Manguezal: Berçário de Vida', que estreia em 23 de agosto. Em parceria com a Rede Nós da Guanabara e o Projeto Do Mangue ao Mar — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro —, a ação é composta por atividades lúdicas, exposições interativas e encontros com comunidades tradicionais.

Um dos destaques promovidos pela campanha é a série de rodas de conversa 'AquaEduca - Saberes dos Povos do Mar, Juventudes e Comunidades Tradicionais'. Esses encontros mensais reunirão líderes comunitários, jovens, especialistas e o público em geral para discutir temas como turismo sustentável, conservação ambiental e o papel das comunidades tradicionais na proteção dos manguezais. Os debates focarão na conservação costeira e marinha e na valorização dos territórios das baías de Guanabara e Sepetiba e suas culturas locais.

O primeiro encontro ocorre em 23 de agosto, com o tema Raízes e Rituais: Quilombo e Agroecologia em Diálogo. Esse evento contará com a presença de líderes como Juliana Diniz, Jandira Oliveira (Museu Vivo da Agroecologia), Griô Almirena Raimundo Couto (Quilombo do Feital) e Ana Beatriz Bernardes Nunes (Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro).

O cronograma inclui encontros com temáticas específicas, como o protagonismo juvenil na conservação ambiental, o papel das mulheres na defesa dos territórios costeiros e as lideranças tradicionais de pescadores e catadores de caranguejo.

Outra atração apresentada pela Campanha será uma instalação imersiva, logo na entrada do AquaRio, onde os visitantes poderão interagir com a representação dos ecossistemas: Restinga, Manguezal e Mar Aberto.