Por: Por Marcello Sigwalt

'Decola e Cria' visa promover inclusão de jovens vulneráveis

Inclusão social de jovens é o tema central de projeto, de cunho internacional | Foto: Divulgação


Questão cidadã central para o futuro da sociedade brasileira, o projeto 'Decola Cria' - articulado pelo Centro de Promoção de Saúde (Cedaps), sob inspiração do Global Opportunity Youth Network - será lançado na próxima segunda-feira (16), no Museu do Amanhã, centro do Rio.

Com foco na redução do número de jovens fora da escola e sem emprego, visa mobilizar parceiros públicos e privados, a fim de enfrentar o grande desafio, de longo prazo, de garantir a inclusão de jovens, na faixa de 15 a 29 anos, ao mercado de trabalho.

Voltada à criação de soluções colaborativas e de impacto coletivo, que impliquem oportunidades para 10% dos jovens, em situação de vulnerabilidade na cidade, ao longo de dez anos, a versão carioca do GOYN - já adotada em 16 cidades, de nove países - já conta com parceiros de peso, como a Fundação Roberto Marinho, Firjan, UNICEF, Instituto Aspen, Instituto Coca-Cola, além de outras 30 instituições.

Para ilustrar a gravidade da situação, basta citar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) - divulgada em março deste ano, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - que aponta 9,6 milhões de jovens brasileiros, sem estudo ou trabalho. Somente no Rio de Janeiro, atualmente 32% dos mais de 1,5 milhão de jovens, entre 15 e 29 anos, encaram essa triste realidade, com base em dados da Secretaria de Juventude (JUVRio).

Ao ressaltar que o Rio de Janeiro, por sua dinâmica socioeconômica complexa, representa um 'ponto crucial' para o êxito do projeto, o diretor do GOYN, Jamie Mc Auliffe acentua: "Acreditamos no potencial transformador da juventude carioca e que, quando oferecidas oportunidades, esses jovens podem transformar suas comunidades". Ele acrescenta que "os jovens da cidade enfrentam desafios significativos, desde altas taxas de desemprego, até barreiras no acesso à educação de qualidade e oportunidades econômicas. Ao mesmo tempo, acreditamos que o Rio é uma cidade de imenso potencial, com uma população jovem dinâmica que, quando recebe oportunidades de parceria e liderança, pode realizar seu potencial e transformar suas comunidades".

Entre as atividades, o 'Decola Cria' pretende mapear o ecossistema de inclusão juvenil, em busca de soluções coletivas e sistêmicas. Já o curso gratuito sobre democracia participativa e política para jovens enfatizará a importância de 'escutar e trabalhar' com a juventude, rumo à conquista de uma inclusão produtiva e qualificada.

Para a gerente de responsabilidade social da Firjan, Eliane Damasceno "estar junto com a GOYN serve para entender os desafios da empregabilidade jovem".