Sesc cria Museu do Comércio
Revitalizado, prédio mais antigo do Sesc no país vai virar centro cultural
Por Marcello Sigwalt
Como fênix - ave mitológica, que renasce das próprias cinzas - um antigo casarão que um dia foi sede da primeira unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) do país será revitalizado e transformado no Museu do Comércio Mozart Amaral (MUCMA), no Engenho de Dentro (Zona Norte), conforme anúncio feito, nessa terça-feira (3).
Entre as benfeitorias, o projeto do museu deve contemplar uma grande reforma estrutural, o que inclui a fachada do edifício, construção de galerias expositivas, além de salas multiuso, cafeteria, praças abertas e cobertas, áreas de pesquisa e espaços para atividades educativas.
Além dessas novidades, o espaço abrigará um Centro de Memória do Sesc-RJ, além de um laboratório de conservação. Como ainda será preciso montar um processo de licitação para o início das obras, a inauguração do novo museu ainda não tem definida.
Na origem, o prédio pioneiro do comércio tupiniquim foi inaugurado oficialmente em 3 de outubro de 1946, na Avenida Amaro Cavalcanti 1.661, onde foram oferecidos serviços de assistência à maternidade, infância e combate à tuberculose. Num segundo momento, o local passou a promover ações socioeducativas nas áreas do comércio de bens, esporte, saúde, cultura e turismo. A revitalização do prédio deverá exercer impacto positivo na região, com atividades culturais e educativas de formas diferenciadas.