Sesc cria Museu do Comércio

Revitalizado, prédio mais antigo do Sesc no país vai virar centro cultural

Por

Revitalização de prédio do Sesc lembra 'mito da Fénix'

Por Marcello Sigwalt

Como fênix - ave mitológica, que renasce das próprias cinzas - um antigo casarão que um dia foi sede da primeira unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) do país será revitalizado e transformado no Museu do Comércio Mozart Amaral (MUCMA), no Engenho de Dentro (Zona Norte), conforme anúncio feito, nessa terça-feira (3).

Entre as benfeitorias, o projeto do museu deve contemplar uma grande reforma estrutural, o que inclui a fachada do edifício, construção de galerias expositivas, além de salas multiuso, cafeteria, praças abertas e cobertas, áreas de pesquisa e espaços para atividades educativas.

Além dessas novidades, o espaço abrigará um Centro de Memória do Sesc-RJ, além de um laboratório de conservação. Como ainda será preciso montar um processo de licitação para o início das obras, a inauguração do novo museu ainda não tem definida.

Na origem, o prédio pioneiro do comércio tupiniquim foi inaugurado oficialmente em 3 de outubro de 1946, na Avenida Amaro Cavalcanti 1.661, onde foram oferecidos serviços de assistência à maternidade, infância e combate à tuberculose. Num segundo momento, o local passou a promover ações socioeducativas nas áreas do comércio de bens, esporte, saúde, cultura e turismo. A revitalização do prédio deverá exercer impacto positivo na região, com atividades culturais e educativas de formas diferenciadas.