Incêndio atinge parte da casa de shows 'Canecão'
Apesar do 'susto', chamas no ícone cultural foram logo debeladas
Por Marcello Sigwalt
Um dos maiores patrimônios culturais do Rio, a casa de shows Canecão - que, após ficar dez anos fechada, no momento está em obras - foi palco de um incêndio, nessa quarta-feira (4), em sua parte externa, parcialmente consumida pelas chamas, em decorrência do corte de uma estrutura metálica por um maçarico, utilizado por uma equipe de demolição.
Em razão do sinistro, bombeiros do quartel do Humaitá foram acionados, por volta das 8h58, enquanto equipes do 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Botafogo, também se dirigiram para o local.
Apesar do susto no imóvel - que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - teve o fogo, localizado em uma área de entulhos da obra de reforma, teria sido controlado às 10h. Ninguém ficou ferido.
Responsável pela concessão do Canecão, o consórcio Bonus Klefer emitiu nota, em que admite ter havido um 'incidente' durante a demolição das estruturas de aço, na parte frontal do empreendimento, na manhã desta quarta-feira (4).
Segundo a nota, "enquanto a equipe responsável pela demolição cortava uma estrutura metálica, uma fagulha acidentalmente bateu em um recipiente de fibra que estava no local e o objeto pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém a situação já havia sido totalmente controlada pela própria equipe da demolição, antes mesmo de os Bombeiros chegarem ao local. O consórcio aproveita ainda para tranquilizar a todos que não houve feridos e as obras seguem operando normalmente, sem nenhum impacto no cronograma previsto de reconstrução do Canecão. Agradecemos o carinho de toda a população".
Em processo de revitalização, o Canecão deverá contar com um novo projeto arquitetônico - em terreno de 15 mil metros quadrados (m²) e 29 mil m² de área construída - convertido em ambiente multicultural, dividido em sete diferentes unidades de entretenimento, a ser inaugurado em 2026.
Entre as propostas constantes do contrato de concessão de 30 anos, figura a construção de um restaurante universitário, com capacidade para fornecer até 2,5 mil refeições diárias, além de um parque. Para concluir o empreendimento, consórcio revelou 'estar trabalhando com algumas frentes', para captar recursos para o financiamento da obra, via bancos públicos e de fomento, como o BNDES, e bancos privados.
Pelas redes sociais, internautas reagiram ao incêndio:
"Canecão pegando fogo. Assisti a vários shows, inclusive do Rei Roberto Carlos".
"O Canecão pegando fogo um mês depois do leilão, depois de 14 anos fechado".
"Chego à UFRJ e o Canecão está pegando fogo. E vamos para mais um dia extremamente normal".