Parque é o 'refúgio das águas'

Visitante poderá se refrescar nos 88 degraus da 'Escada das Águas'

Por

Oásis, em meio à clima tórrido, local é opção irresistível

Por Marcello Sigwalt

Contraponto perfeito ao quadro apocalíptico das matas cariocas e fluminenses, desde sábado (14), o carioca passou a contar com um refúgio apropriado, ante o tempo fervente, por prazo indeterminado. Trata-se do Parque Oeste, que oferece a 'irresistível' Escada das Águas, localizada em Inhoaíba, na Zona Oeste.

Dotada de 88 degraus, 74 esguichos d'água e ocupando uma área de metros quadrados, ela é uma cascata artificial, abastecida por um reservatório que contém um volume de 210 mil litros. O mais genial da iniciativa é que a água, após se precipitar por 15 metros, é filtrada e reutilizada.

A exemplo do corrente Rock in Rio, o transporte público é o mais recomendado pelas autoridades para o acesso ao Parque Oeste, cuja entrada é próxima da estação Inhoaíba, do corredor Transoeste do BRT. Seu funcionamento é de terça a domingo, no horário de 6h às 22h.

Exultante com a novidade ecologicamente correta, o presidente da Rio-Urbe (órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura do município do Rio.), Armando Queiroga aponta: "Tudo aqui conversa com a natureza. Além da água de reuso, estamos fazendo o plantio de 1.100 árvores. Também temos vegetação rasteira e estamos construindo um lago de retenção da água da chuva. O uso desse piscinão irá impedir inundações nessa área de Inhoaíba".

Alvo de investimentos municipais que totalizam R$ 220 milhões, em um terreno de cerca de 234 mil metros quadrados, na Avenida Cesário de Melo 6.825 - o Parque Oeste oferece outra novidade muito propícia para os tempos atuais, ao exibir um lago artificial com capacidade para receber 18 milhões de litros de água, quase a mesma do Piscinão da Praça da Bandeira, na Zona Norte.

Mas a diversão deve ficar completa com a entrega do Skate Park. Com uma área de 3.600, além de ser palco para apresentações, o local contará com campo de futebol com grama sintética, ginásio poliesportivo e áreas de estar.

O parque também oferecerá a 'Nave do Conhecimento Johanna Döbereiner', espaço gratuito para conectar a Internet, palestras e oficinas.