Olimpíada Digital Senac RJ mobiliza 20 mil estudantes

Edição da iniciativa, neste ano, teve participação de mais de 500 escolas

Por

Por Marcello Sigwalt

Com a missão de estimular os estudantes a explorar conhecimentos de temas muito atuais, como mercado de trabalho e tecnologia, a Olimpíada Digital Senac RJ divulgou, nessa sexta-feira (27) os grandes vencedores da competição, durante o Senac Rio Summit, festival de inovação, tecnologia, empreendedorismo e empregabilidade, encerrados nesse sábado (28), na Expomag, Cidade Nova (região central).

O maior vencedor da olimpíada - que contou com mais de 20 mil participantes - foi o Colégio Estadual Professora Venina Correa Torres, de Nova Iguaçu, ficando o segundo lugar com a Escola Municipal GEO Félix Mielli Venerando, do Caju, e o terceiro no 'pódio1, foi o CIEP 165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, de Campo Grande (Zona Oeste).

Desenvolvido em uma plataforma interativa que oferece uma jornada de aprendizado sobre temas diversos (habilidades do futuro, novidades do mercado de trabalho, sustentabilidade e IA), o torneio olímpico do Senac RJ combina engajamento e estratégias visando aprofundar os conteúdos oferecidos.

Entre as inovações deste ano, coube destaque à inclusão de jovens e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Levando em conta o fato de que o acesso à Internet é limitado nessas instituições, foi criada uma versão off-line do jogo, para que todos os alunos tivessem a oportunidade de participar do desafio.

Confirmando o papel de 'termômetro' de inclusão digital da olimpíada, uma pesquisa com os participantes apontou que 62% deles se consideram criativos e inovadores, outros 46% desejam ser líderes e influenciar positivamente seus pares, enquanto 48% gostariam de atuar como influencers.

Antenados com a área de IA, 68% dos jovens admitiram dispor de alguma noção sobre ChatGPT ou têm muito interesse nesse tema, ao passo que 65% acreditam que a ferramenta vai roubar empregos. Outros 30% declararam confessaram nunca haver testado a Inteligência Artificial Generativa.

Aumento exponencial - Idealizada pela learning 'tech Joco', a iniciativa do Senac RJ - resultante de parcerias com as secretarias municipal e estadual de Educação, com patrocínio da Transfero e apoio do jornal O Globo - mobilizou mais de 500 escolas e mais de 20 mil jogadores individuais, com idades entre 15 e 18 anos.

Tais números representam um aumento exponencial, ante à edição anterior, que contou apenas com 80 escolas e 2.400 participantes individuais.