A um mês de sua deflagração, a 7 de setembro último, a "Operação Verão", promovida pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal, deve intensificar as ações de ordenamento urbano que incluem fiscalizações das posturas municipais, patrulhamento preventivo e auxílio à segurança pública.
Desde então, nesse período, foram apreendidos mais de dois mil itens de ambulantes irregulares como garrafas de vidro, bebidas, artigos de vestuário, entre outros.
Um exemplo disso é que, em 22 de setembro, na Praia de Copacabana, foi retida uma bolha inflável que, além de não ser regulamentada, oferece riscos de acidentes graves aos usuários.
No que toca às fiscalizações de trânsito, foram aplicadas 3.600 multas por infrações e 64 veículos foram removidos por estacionamento irregular.
Levando em conta ação conjunta com a Assistência Social, foram apreendidos 375 objetos perfurocortantes e facas e 274 materiais para consumo de drogas, em ações com foco na desobstrução de área pública, ordenamento e acolhimento de pessoas em situação de rua. As operações ocorrem em regiões com maior concentração de usuários de drogas. No total, oito pessoas também foram conduzidas à delegacia por roubo, furto e comércio de drogas.
Na ocasião, guardas municipais também distribuíram mais de 18 mil pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, iniciativa que visa favorecer o reencontro com pais ou responsáveis caso alguma criança se perca. No período, os GMs também auxiliaram 46 crianças perdidas a reencontraram os responsáveis.
As ações tem um efetivo diário de 650 agentes, para fiscalizar ambulantes, vistorias aos barraqueiros de praia e quadras de esportes localizadas nas areias, fiscalização dos quiosques, reforço no patrulhamento na orla, com acompanhamento das saídas dos pontos de ônibus que concentram a maior quantidade de passageiros, desobstrução de área pública, ordenamento e manutenção da fluidez do trânsito, fiscalização do estacionamento irregular e ordenamento nas estações de BRT.