Por:

Comlurb remove 167 toneladas de lixo eleitoral

O 'espetáculo da democracia' também pode ser chamado de 'show da porcaria'. Que o digam as 167 toneladas de resíduos de propaganda eleitoral removidos pela operação da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana), que mobilizou 3,621 garis, além de 294 agentes de limpeza urbana, em turnos ao longo do dia, se estendendo pela madrugada dessa segunda-feira (7). Além do serviço em si, as equipes auxiliara no transporte e colocação das urnas eletrônicas.

Nas 49 zonas eleitorais da cidade, as equipes de limpeza ficaram assim distribuídas: no turno da manhã, 1.260 garis foram designados, e outros 2.133, no turno da tarde. Um terceiro grupo entrou em 'campo' nos pontos de votação, a partir das 23h, até que estes estivessem inteiramente limpos. O trabalho teve o suporte de 36 caminhões compactadores, oito varredeiras de grande porte, seis varredeiras compactas e 96 sopradores, que facilitaram a varrição mecanizada. Já lavagem das ruas foi efetuada com a ajuda de 12 pipas d'água e dez motobombas, utilizando água de reuso.

Os serviços de remoção e traslado das urnas eletrônicas foram solicitados pela Justiça Eleitoral e com base em termo de cooperação assinado com o TRE para as eleições de 2024.