Por Marcello Sigwalt
Em mais uma amostra do clima positivo que permeia o comércio, os empresários do setor da Região Metropolitana do Rio reiteraram a confiança com relação ao futuro, aponta sondagem mais recente, divulgada, nessa segunda-feira (21), pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), após consultar 493 pessoas, entre os dias 1º e 4 de outubro.
Conforme a pesquisa, essa é a segunda vez seguida que o indicador apresenta alta, atingindo o patamar de 138,4 pontos, depois de marcar 133,7 pontos, em setembro, e 125,6 pontos, em agosto. Já o índice geral passou de 120,2 pontos para 121,2 pontos, na passagem de setembro para outubro.
Entre seus componentes, o subitem 'negócio' foi o que registrou maior elevação, passando de 135,2 pontos, em agosto, para 144,9 pontos, em setembro, chegando a 152,2 pontos, neste mês. Igualmente crescente foi o subitem 'demanda', que em agosto estava em 132,6 pontos, cresceu para 141,1 pontos, no mês seguinte e a 147,8 pontos, no atual. No que toca à situação presente, porém, houve queda no comparativo mensal, com declínio de 100 para 95,4 pontos.
Reconhecimento
Criado há cinco anos, o IFec RJ conquistou uma posição de credibilidade, mediante a proposta de dar 'suporte' a sindicatos e empresários na tomada de decisões, de forma a contribuir para o desenvolvimento da economia do Rio de Janeiro, com ênfase no setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Sinalização inequívoca de que a instituição está no 'caminho certo', suas previsões da Selic (taxa básica de juros) e do IPCA (índice oficial de inflação) foram reconhecidas pelo Banco Central (BC).
Atento à necessidade crescente por informação econômica abalizada, o IFec deu ênfase à produção de pesquisa direcionadas às empresas e respectivos segmentos de atividade. Como resultante de tal esforço, o instituto entende que este contribui para reforçar o papel de protagonismo do Rio de Janeiro no quadro nacional.
Na avaliação do diretor-executivo do instituto, João Gomes, "o IFec RJ vem ajudando nas discussões de temas que são relevantes para o Estado do Rio e para atividades como o comércio e o turismo", ao citar, como exemplo, pesquisa sobre o Galeão, a qual mostrou que seis, em cada dez passageiros que embarcam do Santos Dumont, aceitam voar pelo aeroporto internacional".
Ainda abordando o papel do IFec RJ, Gomes lembra que "o IFec RJ tem capilaridade, conhecimento e expertise suficientes para ser um instituto de referência no Rio de Janeiro, com capacidade plena para atender, também, às demandas do mercado".