Por:

Bandidos repetem 'repertório' e ônibus se tornam barricadas

Barricadas usando coletivos passou a ser rotina para bandidos da Muzema | Foto: Reprodução TV Globo

Por Marcello Sigwalt

Atestado de que as forças de segurança não têm sido capazes de conter a onda de criminalidade no Estado, mais três ônibus foram utilizados como 'barricadas', ao serem, novamente, atravessados, em plena Estrada do Itanhangá, na madrugada dessa quarta-feira (23), como forma de impedir operações da Polícia Militar (PM) na comunidade da Muzema (Zona Oeste). Há uma semana, nove veículos foram utilizados, com a mesma finalidade, causando o caos na região, a despeito do respectivo reforço do policiamento na região.

Ainda no último sábado (19), vídeos transmitidos na web mostraram o deslocamento impune de um grupo de 25 criminosos armados com fuzis pela comunidade. Segundo a PM, tais imagens vão servir como material de análise da situação, por parte da inteligência da corporação. Já na segunda-feira (21), moradores voltaram a viver momentos de terror e, por conta de um intenso tiroteio, mais de 190 ônibus não circularam na comunidade durante a manhã.

Sindicato que representa as empresas de coletivo, o Rio Ônibus informou que, desde a quarta-feira da semana passada (16), as linhas que circulam pela região têm sido obrigadas a fazer desvios de itinerário, quase que diariamente. De acordo com a entidade, com o episódio dessa quarta (23), já são 147 veículos sequestrados, no período de 12 meses, acrescentando, em nota, que "a recorrência dos casos reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. É preciso, com urgência, garantir o direito de ir e vir do cidadão, subtraído pelo crime há uma semana".

Da parte da PM, as equipes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionadas para remover os coletivos atravessados na Estrada do Itanhangá, seguido do reforço do efetivo policial e a retomada da 'circulação normal dos coletivos na comunidade'. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as escolas da rede funcionam normalmente nesta quarta-feira.

Terra em constante conflagração, a Zona Oeste se tornou palco de ocorrências violentas em série, a exemplo da disputa pelo controle da Muzema, entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho (CV), que protagonizam tiroteios frequentes, o que impede a livre circulação de pessoas e veículos no local.

No último domingo (20), o porteiro Hiago Santos de Souza, de 28 anos, e seu amigo, Renan dos Santos Bonifácio, de 18, foram sequestrados por homens armados e encapuzados.