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Programa facilita denúncias

Por Marcello Sigwalt

Disponibilizar e simplificar o acesso dos consumidores ao registro online de reclamações e denúncias, assim como oferecer uma capacitação permanente às empresas, tendo em vista a promoção de boas práticas na relação de consumo. Estes são algumas das principais inovações trazidas pelo programa Cadecon, que trata do cadastramento das empresas junto ao Procon Carioca, que marca a celebração de seu 13º aniversário, em solenidade realizada, n a última sexta-feira (25), na sede da OAB/RJ, no centro do Rio.

Para a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, "desta forma buscamos melhorar o atendimento ao consumidor, ampliar as ações de educação para o consumo e promover o resgate da confiança entre clientes e empresas", comentou Renata.

Ao comentar a respeito do programa Cadecon, a presidente da Comissão de Pequena e Média Empresa da OABRJ, Emília Garcez, avaliou que "a iniciativa representa um avanço na promoção das melhores práticas de consumo e na construção de relações mais harmônicas entre consumidores e fornecedores. Contribui também para o fortalecimento das pequenas e médias empresas, que são essenciais para a economia", afirmou Emília Garcez.

Objetivamente, o programa vai permitir que fornecedores de produtos e serviços façam o cadastramento, que poderá ser feito, por meio de formulário a ser disponibilizado no site do Procon Carioca. A inscrição das empresas e sua adesão às diretrizes e atividades do programa, inclusive cursos, capacitações e treinamentos, serão considerados junto aos critérios para avaliação do Selo de Qualidade Procon Carioca.

Uma vez cadastradas, as empresas farão jus a uma placa digital de certificação, a ser exibida no estabelecimento, em monitores, tablets, no site da empresa, suas redes sociais ou mesmo em formato físico impresso. Tal placa, por sua vez, contará com QR Code, de modo que o consumidor poderá fazer o registro online de reclamação ou denúncia junto ao Procon Carioca.