Consumidores estão otimistas

A exemplo dos empresários, segmento mostra confiança na economia

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Por Marcello Sigwalt

A exemplo da recente manifestação de confiança, explicitada pelos empresários do comércio, os consumidores da Região Metropolitana, igualmente, admitem estar otimistas, tanto com relação à situação presente, quanto na futura, que está se consolidando.

É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec RJ), que ouviu - entre os dias 17 e 18 de setembro - 821 consumidores, o que elevou, de 120,5 pontos para 121,3 pontos o índice de confiança, na passagem de agosto para setembro, o que indicaria uma 'leve melhora' no otimismo, ante o cenário econômico atual.

No que toca especificamente ao futuro, o índice apresentou estabilidade, uma vez que a confiança dos consumidores, que marcava 142,7 pontos, em agosto, exibiu ligeiro recuo para 142, pontos, no mês passado, o que sugere percepção contínua de estabilidade quanto às expectativas para os próximos meses.

Já o índice geral - que combina a confiança presente e futura - foi verificada pequena variação, mas com viés estável, mediante declínio de 133,8 pontos para 133,7 pontos, em igual comparativo mensal.

Capacitação

- Oportunidade única, a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (Edcon/RJ), em parceria com a Escola Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), disponibilizou um curso online de capacitação em direitos do consumidor, voltado a profissionais que atuam em mercados nessa terça-feira (8), das 14h às 16h, via plataforma Zoom.

Intitulado "Capacitação em Defesa do Consumidor e Práticas de Fiscalização", o curso foi ministrado pelo advogado e subsecretario estadual de Defesa do Consumidor, Alessandro Carracena.

Direcionado a diretores, gerentes de lojas e líderes do varejo supermercadista, e dividido em três módulos: "Direitos Básicos do Consumidor", "Obrigações dos Fornecedores segundo o CDC", e "Processo de Fiscalização"