Pela 2ª vez, empresários do comércio estão confiantes

Índice sobe de 133,7 pontos em setembro, para 138,4 pontos em outubro

Por

Otimismo de empresários do comércio do Rio só faz crescer

Por Marcello Sigwalt

Em mais uma amostra do clima positivo que permeia o comércio, os empresários do setor da Região Metropolitana do Rio reiteraram a confiança com relação ao futuro, aponta sondagem mais recente, divulgada, nessa segunda-feira (21), pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), após consultar 493 pessoas, entre os dias 1º e 4 de outubro.

Conforme a pesquisa, essa é a segunda vez seguida que o indicador apresenta alta, atingindo o patamar de 138,4 pontos, depois de marcar 133,7 pontos, em setembro, e 125,6 pontos, em agosto. Já o índice geral passou de 120,2 pontos para 121,2 pontos, na passagem de setembro para outubro.

Entre seus componentes, o subitem 'negócio' foi o que registrou maior elevação, passando de 135,2 pontos, em agosto, para 144,9 pontos, em setembro, chegando a 152,2 pontos, neste mês. Igualmente crescente foi o subitem 'demanda', que em agosto estava em 132,6 pontos, cresceu para 141,1 pontos, no mês seguinte e a 147,8 pontos, no atual. No que toca à situação presente, porém, houve queda no comparativo mensal, com declínio de 100 para 95,4 pontos.

Reconhecimento

Criado há cinco anos, o IFec RJ conquistou uma posição de credibilidade, mediante a proposta de dar 'suporte' a sindicatos e empresários na tomada de decisões, de forma a contribuir para o desenvolvimento da economia do Rio de Janeiro, com ênfase no setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Sinalização inequívoca de que a instituição está no 'caminho certo', suas previsões da Selic (taxa básica de juros) e do IPCA (índice oficial de inflação) foram reconhecidas pelo Banco Central (BC).

Atento à necessidade crescente por informação econômica abalizada, o IFec deu ênfase à produção de pesquisa direcionadas às empresas e respectivos segmentos de atividade. Como resultante de tal esforço, o instituto entende que este contribui para reforçar o papel de protagonismo do Rio de Janeiro no quadro nacional.

Na avaliação do diretor-executivo do instituto, João Gomes, "o IFec RJ vem ajudando nas discussões de temas que são relevantes para o Estado do Rio e para atividades como o comércio e o turismo", ao citar, como exemplo, pesquisa sobre o Galeão, a qual mostrou que seis, em cada dez passageiros que embarcam do Santos Dumont, aceitam voar pelo aeroporto internacional".

Ainda abordando o papel do IFec RJ, Gomes lembra que "o IFec RJ tem capilaridade, conhecimento e expertise suficientes para ser um instituto de referência no Rio de Janeiro, com capacidade plena para atender, também, às demandas do mercado".