Rio se tornará a 'Capital Mundial dos Sopros'
Por iniciativa do projeto 'Música no Museu', o Rio de Janeiro deverá se tornar a Capital Mundial dos Sopros, com a realização da 14ª edição do festival RioWindsFestival, com uma série de 19 concertos gratuitos, reunindo músicos renomados de diversos países, de diversos instrumentos de sopro (fagotes, oboés, flautas, saxofones e clarinetes) em locais históricos e culturais do Rio.
Para essa edição - comemorativa dos 27 anos da instituição - a coordenação do evento ficará por conta do oboísta e ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Harold Emert. "Estamos muito entusiasmados em continuar essa tradição que, há 13 anos, reúne talentos do Brasil e do exterior em uma programação variada e gratuita para o público carioca", afirma Emert. O festival será concluído no dia 30 de novembro, no Palácio São Clemente, sede do Consulado de Portugal.
Na abertura, em 1º de novembro, na Igreja Lapa dos Mercadores, se apresenta o Grupo de Flautas Doce Fino Som e o Coral Vozes Encanto. Além de artistas de renome, como Eric Ohlsson e William Wielgus (ex-integrante da Orquestra Sinfônica Nacional de Washington), o festival celebra o Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro.