Por Marcello Sigwalt
Coerente com seu perfil de vanguarda tecnológica no país, a Capital fluminense participa, entre os dias 11 e 14 deste mês, do Web Summit Lisboa 2024, por meio de um estande exclusivo intitulado "Rio: capital da inovação", que apresentará iniciativas em tecnologia e desenvolvimento econômico da cidade, com vistas à captação de investimentos e fechamento de parcerias estratégicas fortalecedoras do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro.
No paralelo, a intenção dos representantes cariocas é aproveitar a oportunidade do evento global para que sejam firmadas parcerias e apresentadas 'soluções urbanas' e 'projetos inovadores'.
Na avaliação do presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o evento é uma grande oportunidade ímpar para que a cidade exiba seu potencial e firme parcerias em setores estratégicos. "A participação do Rio no Web Summit Lisboa é uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial da cidade, explorar nossas vocações e setores estratégicos. Nossa expectativa é fazer mais de 10 bilaterais por dia com executivos, conversar com potenciais investidores, além de convidar o público para estar no Web Summit Rio em abril do ano que vem", assinalou.
Na oportunidade, o Visit Rio promoverá um Happy Hour, com o objetivo de fomentar um ambiente voltado ao networking e a troca de experiências, além de reforçar a imagem da capital fluminense como destino global para negócios, turismo e inovação. De acordo com presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, a participação do Rio Web Summit é de grande importância para reforçar a imagem da capital fluminense como um polo de tecnologia do Brasil.
"A presença no Web Summit reafirma nosso compromisso em fortalecer a imagem do Rio como destino de tecnologia e negócios — um passo essencial para avançarmos nesse nicho, expandirmos nosso alcance no setor e atrairmos cada vez mais investidores, consolidando o Rio como o polo de tecnologia do país", observou Werneck.
Representante de peso, a companhia suíço-carioca de soluções financeiras baseadas em blockchain Transfero, responde pela seleção de cinco startups para representar o Brasil no Web Summit Lisboa. Entre os projetos selecionados, os expositores Alpha se conectarão às maiores mentes empreendedoras no mundo. Além do Itaú, Senac, Eletrobrás e a Claro, a Transfero também é uma das mantenedoras do evento.
Mediante a estimativa de um público de 70 mil pessoas, o Web Summit Lisboa reúne representantes do ecossistema de inovação global, oferecendo aos participantes a oportunidade de firmar parcerias e soluções urbanas e projetos inovadores.
Pelo terceiro ano seguido, o Sebrae estará no evento, um dos principais eventos do mundo para o ecossistema de startups, levando 400 startups brasileiras para a edição deste ano, o que aumentará a visibilidade das empresas nacionais.