Por Marcello Sigwalt
A nova bolsa de valores do Brasil, agora chamada Base Exchange, já conta com um endereço próprio. Agora, a principal referência do mercado de capitais fluminense terá como sede o Flamengo Tower, centro empresarial localizado no bairro, de mesmo nome, na Zona Sul da cidade.
Entre as motivações, os mentores da instituição argumentam que a escolha reflete a busca de uma infraestrutura moderna e estratégica que viabilize o início das operações, que serão mantidas no Flamengo Tower, até que a bolsa apresente lucros expressivos. No entanto, não está descartada a possibilidade de que as atividades voltam a ser desenvolvidas na região central da Capital fluminense, como projeto de longo prazo, tendo em vista ampliar sua atuação e o decorrente impacto econômico da instituição no Estado.
Selecionado por sua localização estratégica, o Flamengo Tower é considerado um 'polo financeiro' emergente pelo mercado, uma vez que oferece, além de uma localização privilegiada, acesso a importantes vias de transporte, que o aproximam de outros setores econômicos relevantes.
Com sede no Rio de Janeiro, a Base Exchange está programada para iniciar operações no final de 2025. Com seu desenvolvimento a cargo da Americas Trading Group (ATG) - 'rebatizada' de Flowa Technologies - e sob controle do fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, a Base Exchange priorizará a oferta de serviços de negociação de ações à vista, cotas de fundos e aluguel de ações.
Antes, porém, a nova bolsa terá de 'encarar' testes regulatórios, por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central (BC), previstos para o primeiro semestre de 2025 (1S25). Somente após passar por esse 'crivo' é que a plataforma estará apta para operação pública. Como traço diferencial, o ingresso da Base Exchange no mercado 'tupiniquim' visa aumentar a concorrência, promover a eficiência e inovação, conferindo redução de custos operacionais aos participantes do mercado.
A fim de garantir volume iniciar para suas negociações e reforçar sua governança, a Base Exchange, no momento, está em busca de parceiros estratégicos, nacionais e estrangeiros. Recentemente, a empresa promoveu 'roadshows' no Brasil e nos Estados Unidos, apoiados pelo fundo Mubadala e assessorados pela Olimpia Partners, como meio de atrair investidores que contribuam para aumentar a liquidez dos negócios e agregar 'expertise' ao projeto.
Do ponto de vista de inovação, a Base Exchange representa um marco significativo para o mercado financeiro nacional, devido ao potencial de atrair mais capital ao país e contribuir, de forma decisiva, para sua diversificação e dinamização, em benefício de investidores e empresas interessados em novas oportunidades de investimento e financiamento.
Como característica, o Flamengo Tower Empresarial pode ser definido como um edifício comercial, localizado na Rua do Catete, nº 359, no bairro do Catete (Zona Sul). Com 12 andares e área privativa total de 11.010 m².