Por:

G20: RIOgaleão movimenta 80 mil passageiros e 758 voos

Aeroporto Internacional do Rio comprovou eficiência de 1º mundo no G20 | Foto: Divulgação RIOgaleão

Por Marcello Sigwalt

'Turbinado' pelo G20 - encontro internacional do ano, que reuniu, de 18 a 19 deste mês, as maiores economias do planeta - o Aeroporto Internacional do Rio (RIOgaleão), na qualidade de principal ponto de chegada de delegações estrangeiras (82 representações oficiais), além de exibir uma capacidade operacional de excelência, registrou nada menos do que 758 voos (entre pousos e decolagens), durante o evento, além de movimentar mais de 80 mil passageiros.

Dentro da estratégia de otimização operacional, do total de voos registrados, 39% deles foram transferidos do Aeroporto Santos Dumont, o que permitiu assegurar fluidez ao trânsito aéreo da cidade. Em que pese a demanda 'aquecida', o RIOgaleão manteve a eficiência, o que evitou cancelamentos ou atrasos, nesse período.

Outro indicativo da qualidade de performance é o fato de as delegações estrangeiras terem sido recepcionadas pelo recém-inaugurado RIOgaleão Exclusive, que vem a ser o espaço antes chamado de Salão Nobre, alvo de reforma específica para atender às exigências do evento, que trouxe conforto e singularidade no atendimento prestado aos chefes de Estado e suas respectivas equipes, que puderam sentir o toque de hospitalidade carioca, sobretudo em um instante em que a visibilidade global está em alta.

Vitrine aeronáutica

Como literal 'vitrine' aeronáutica internacional, o G20 cumpriu o papel de atrair ao RIOgaleão aeronaves raras e especiais, que se caracterizam pela imponência e tecnologia. Na verdade, a pista do aeroporto foi transformada em um desfile de aviões de Estado, o que reforçou seu perfil de 'hub estratégico' e apto para, a qualquer tempo, servir como indutor de eventos internacionais de grande porte.

Também chama a atenção, no quesito eficiência, a não ocorrência de cancelamento e atrasos durante o G20, o que demonstra o êxito do planejamento e a coordenação entre o RIOgaleão e as autoridades aeroportuárias. Em paralelo, a transferência de voos do Santos Dumont ocorreu, sem prejuízo aos passageiros, o que atesta a capacidade de adaptação do aeroporto para o atendimento de demandas excepcionais.

Neste quesito, foram destaques, na pista do RIOgaleão:

Airbus A350 da Alemanha.

Boeing 747-8 da Air China.

Airbus A330-200 da Força Aérea Francesa.

Airbus A330 modificados da Inglaterra e da Índia.

Boeing 747-200 (VC-25A) e 757-200 (C-32A) da Força Aérea Americana.

Ilyushin IL-96-300 da Força Aérea Russa.

Airbus A340-500 e A330-200 da Força Aérea Turca.

Segundo êxito

Trata-se do segundo 'êxito' do RIOgaleão, O RIOgaleão, cujo número de passageiros cresceu 200% por ocasião do festival Rock in Rio, e de 130% nas operações de pousos e decolagens.

Segundo o diretor de Operações do RIOgaleão, Dimas Salvia, o aeroporto reforçou as equipes de atendimento e limpeza e oito carrinhos elétricos para facilitar o transporte de passageiros no terminal.