Por: POR MARCELLO SIGWALT

Hemorio lança campanha 'Unidos pelo Sangue'

Campanha da instituição reforça valor da doação | Foto: Marcos Araujo - Fundação Saúde

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue e à passagem de seus 80 anos, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio, lançou, nessa segunda-feira (25), a campanha "Unidos pelo Sangue", com direito à premiação aos doadores, show de escola de samba, influenciadores, atividades pró-doação, para salvar vidas.

Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, "o estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públicas de saúde, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital, que atende a pacientes com doenças hematológicas, a exemplo da anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras. Considerando que o doador é peça fundamental nessa engrenagem, nada mais justo do que homenageá-los".

 

Doações tendem a cair no fim do ano

"Com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo as doações tendem a cair também entre 10% e 15%. Somente com o apoio de doadores de sangue, os estoques estarão equilibrados, daí a necessidade de mobilização", acentua Amorim.

Para doar sangue, é preciso: ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde; dormir pelo menos 6 horas na noite anterior; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não é preciso jejum, evitar alimentos gordurosos e não fumar duas horas antes.