Marcello Sigwalt
Um impacto no fornecimento do item essencial a mais de 10 milhões de moradores do Rio e da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados). A previsão foi feita pela Cedae, ao anunciar a paralisação da produção de água - nessa terça-feira (26), de zero hora às 22h - do Sistema Guandu, para que este realize sua manutenção anual e sejam feitos reparos nas estruturas para os meses de verão.
Ironia ou não, a decisão da companhia coincide com o período mais crítico e quente do ano, quando o consumo de água aumenta de forma exponencial. A princípio, o desligamento do sistema ocorreria, a partir das 4h dessa terça-feira (26), mas este foi antecipado, a pedido das concessionárias encarregadas da distribuição de água do Rio e da Baixada, para a execução de serviços nos respectivos sistemas.
A manutenção do Sistema Guandu - composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão - envolverá mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento.
A intervenção abrangerá inspeções e correções, como a instalação de novos equipamentos, reparos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas não acessadas durante a operação normal. A operação será retomada de forma gradativa assim que a manutenção for concluída.
Além das medidas citadas, a manutenção contemplará obras de modernização do sistema, com a instalação de válvulas dos macromedidores, que são equipamentos que medem as grandes vazões de água, o que permite maior controle de perdas. Como precaução, a Cedae orienta a população para que armazene água para o período de suspensão, além de adiar tarefas não essenciais.
Nessa mesma terça (26), a Cedae realizará, também, manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Águas (ETA) de São João da Barra (Norte Fluminense), que deverá ocorrer no horário de 8h às 17h, quando haverá a interrupção do abastecimento do município. O fornecimento deverá estar normalizado em até 24 horas.