Os vereadores cariocas se reuniram em sessão extraordinária nessa quinta-feira (21) e rejeitaram oito vetos do Poder Executivo a projetos de lei. Todos eles seguirão para promulgação pelo presidente Carlo Caiado (PSD), quando então se serão incorporados ao ordenamento jurídico municipal. Entre os vetos derrubados, está o que foi dado ao PL 1123/2018, do vereador Junior da Lucinha (PSD), que obriga empresas de transporte coletivo a realizarem teste de bafômetro em seus motoristas.
De acordo com a proposta, para reduzir o número de acidentes, especialmente com vítimas fatais, todos os motoristas de ônibus urbanos deverão se submeter ao teste antes de iniciarem o expediente. Caso seja comprovada a embriaguez, em qualquer grau, fica a empresa proibida de autorizar o motorista a iniciar sua jornada de trabalho.
O texto prevê que o motorista alcoolizado não poderá sofrer nenhum tipo de sanção legal, ficando sua situação restrita às relações trabalhistas com a empresa empregadora, com de 180 dias para se adequar à lei.