Planetário 'cinquentão' festeja
Além da entrega de prêmios, haverá vários shows e exposições
Os 54 anos do Planetário do Rio serão comemorados em grande estilo nos próximos dias 22, 23 e 24 de novembro.
Além de entrega de prêmios, haverá shows, exposições, oficinas e palestras na nave da ciência e da diversão da Gávea. E, no sábado (23), as entradas para o Museu do Universo e para as sessões de cúpula são gratuitas.
A festa começa nessa sexta-feira (22), às 18h, com a entrega do Prêmio Planetário, nas categorias "Divulgação Científica", "Cultura" e "Educação". Durante a cerimônia, destinada apenas para convidados, serão premiados o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, a escritora e professora Sônia Rosa e integrantes das Escolas Municipais Roberto Coelho, campeã do Ideb do município e localizada em Santa Cruz, e Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, considerada a sétima melhor escola pública de Ensino Fundamental (anos finais) do estado do Rio.
No sábado (23/11), as comemorações pelo aniversário do Planetário continuam. E as contribuições dos povos indígenas e da África ao encantamento que o ser humano tem, desde a Antiguidade, pelos temas do universo e do desconhecido serão o grande destaque do dia.
A partir das 10h, haverá exibição na cúpula Carl Sagan de vídeo sobre o processo criativo da Exposição Cosmologias e Cosmopolítica Afropindorâmicas. Mas, atenção: para participar, é preciso se inscrever no site planeta.rio ou retirar o ingresso na bilheteria.
A professora Julia Otomorinhori'ô, da etnia Xavante, fará palestra sobre grafismos indígenas, suas superfícies e significados, a partir das 11h. Às 14h30, Ricardo Ybyrîara Ajuricaba Tupinambá falará sobre a cosmologia Tupinambá. Às 16h30, haverá roda de conversa com Isael Guarani, que abordará aspectos da cultura de sua etnia no auditório do Planetário.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes acentuou que "a presença indígena no Planetário reforça nosso compromisso em dar protagonismo a diferentes grupos sociais".
Na programação de sábado, haverá ainda oficina de educação ambiental e interação com animais comandadas pela EcoFuture, das 10h às 11h.