Testes de eVTOL vão começar
Iniciativa decorre de parceria entre RIOgaleão e startup Micaelis
Por Marcello Sigwalt
Uma parceria inovadora para a realização de voos autônomos de teste das aeronaves eVTOL (sigla para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical). É o que celebraram o Aeroporto Tom Jobim (RIOgaleão) e a startup brasileira de mobilidade aérea Micaelis.
O acordo, de dois anos, é um avanço crucial à mobilidade urbana sustentável, conectando o aeroporto a destinos estratégicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A parceria prevê um 'vertiporto', infraestrutura projetada para as fases de decolagem, pouso e operação das aeronaves eVTOL, integrada ao aeroporto. Na perspectiva, a ideia central é definir uma solução sustentável de mobilidade aérea, que otimize o fluxo de cargas e passageiros no RIOgaleão, além de garantir conexões rápidas, eficientes, mediante emissão zero entre o aeroporto e outros pontos estratégicos da cidade.
O projeto inclui o desenvolvimento de um aplicativo para gerenciamento do fluxo de cargas e passageiros, aprimorando a experiência dos usuários com tecnologia de ponta.
A parceria dispõe o Rio como uma das cidades-líderes em inovação no transporte aéreo sustentável na América Latina.
Na avaliação do presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro, o projeto vai além da inovação tecnológica: "Esta parceria reafirma nosso compromisso em transformar o RIOgaleão em um hub de inovação e sustentabilidade, conectando o Rio de Janeiro ao futuro da mobilidade aérea com uma alternativa de transporte eficiente".
Três pilares:
Sustentabilidade: o projeto prioriza soluções de mobilidade aérea com emissão zero, alinhadas aos objetivos globais de redução de carbono.
Eficiência: a integração das aeronaves eVTOL visa aumentar a conectividade entre o aeroporto e a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Experiência do usuário: o desenvolvimento de um aplicativo para otimizar o gerenciamento de cargas e passageiros busca tornar o serviço acessível, rápido e confortável.