Resiliência, 'marca registrada' do empreendedorismo do RJ

Pesquisa do Sebrae: 55% do segmento não repassaram custos a clientes

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Por Marcello Sigwalt

Na pior das hipóteses, é melhor manter o negócio vivo. Com base nessa 'estratégia de sobrevivência', a maior parte dos empreendedores do Rio tem preferido não repassar o aumento generalizado de custos aos clientes.

É o que mostra pesquisa elaborada pelo Sebrae, junto ao segmento empresarial do estado, cujos principais obstáculos estão relacionados com a escassez da clientela, o aumento dos custos operacionais e as dívidas atrasadas acumuladas.

Ainda assim, 55% dos empresários optaram por não repassar o aumento de custos aos consumidores, ao passo que outros 43% devem fazê-lo parcial ou totalmente.

Ao considerar 'essencial' que os empreendedores busquem 'qualificação contínua', com vistas a superarem os desafios, a coordenadora de Relacionamento Digital do Sebrae Rio, Tainá Alves acentua que "quem empreende precisa estar atento às melhores práticas do ramo empresarial. Portanto, o empreendedor precisa buscar capacitações que possam desenvolver técnicas de argumentação de vendas para aumentar e fidelizar clientes, além de aprofundar os conhecimentos em finanças para fugir das armadilhas que possam surgir na jornada empreendedora".

Outra conclusão do estudo do Sebrae indica retração significativa no faturamento de pequenos negócios no estado, uma vez que, em agosto de 2024, 38% das empresas admitiram queda nos rendimentos, levando em conta o comparativo anual. Ao mesmo tempo, 29% dos negócios conseguiram manter nível de receita, e os 28% restantes exibiram aumento.

Em linha com o pensamento da coordenadora do Sebrae Rio, a Gerdau - considerada a maior produtora nacional de aço - abriu inscrições, no período de 25 a 29 de novembro, para um programa de capacitação e mentoria de empreendedorismo, o 'Gerdau Transforma', voltada a empreendedores fluminenses.

Para participar da iniciativa, gratuita, os candidatos devem ter acima de 18 anos, já possuírem um negócio ou tenham o 'sonho' de empreender, por meio da oferta de 35 vagas. O curso será realizado na modalidade presencial.

As aulas do Gerdau Transforma serão ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity, desenvolvida pela 'Besouro de Fomento Social', parceira da Gerdau no projeto, e nas áreas de Marketing e Administração que possuem seus próprios negócios.

Durante o curso, os participantes poderão desenvolver habilidades, com base em ferramentas de gestão, o que lhes permitirá abrir ou estruturar seus próprios negócios, de modo organizado e orientado.

Líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, Paulo Boneff, "a educação empreendedora é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social e, com esse projeto, reafirmamos nosso compromisso em empoderar pessoas que possam construir um novo futuro e em ser parte das soluções aos desafios da sociedade".

Como característica, a metodologia do programa busca revisitar o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos, em dez etapas.