Com o objetivo de oferecer um melhor atendimento e fortalecer a saúde visual de pessoas com deficiência auditiva, o Centro Carioca do Olho (CCO), em parceria com Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), promoveu uma ação para a realização de exames oftalmológicos aos alunos da instituição. Os acessos aos procedimentos garantem o aumento da autonomia dos indivíduos surdos, melhorando sua qualidade de vida e inclusão social.
"É uma grande honra para nós, do Centro Carioca do Olho, firmar esta parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Promover saúde ocular de qualidade e acessível é fundamental para garantir a inclusão e a plena cidadania da população surda", informa o diretor do CCO, Rodrigo Pegado.
A parceria destaca a importância da necessidade de acessibilidade a serviços de oftalmologia. Muitos membros da comunidade surda não estão cientes da importância de exames regulares e de receber o diagnóstico precoce.
"A experiência do mundo do surdo é prioritariamente visual, garantir uma assistência oftalmológica para esse público é muito importante. Poder enxergar bem pode significar, para nosso aluno, a chance de se comunicar bem em Libras", diz o Assessor da Direção-Geral do INES, André Lima.
O evento foi dividida entre check-in, triagem, pré-exame oftalmológico e consulta. Nos atendimentos oftalmológicos, foram realizados exames de acuidade visual e refração, motilidade ocular, biomicroscopia, além de prescrição de óculos e encaminhamentos. Durante o atendimento os alunos contaram com o auxílio intérpretes com formação em Libras em cada equipe de atendimento. Já foram realizados 133 atendimentos, incluindo 75 prescrições de óculos e diagnósticos, como astigmatismo, em 67 pacientes. A faixa etária dos alunos varia entre 4 e 73 anos (68 alunos do homens 65 mulheres).