A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou a operação de reestruturação e nova gestão dos hospitais do Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF), nesta segunda-feira (09/12). O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve no Andaraí para acompanhar a primeira etapa do cronograma de recuperação.
"Esse é um momento muito importante na saúde pública carioca, a municipalização dessas duas unidades. Estamos falando de quase 700 leitos novos sendo absorvidos pela rede municipal. Hoje, estamos assumindo o Andaraí e o Cardoso Fontes e esperamos que, daqui a um ano, aos poucos, vamos conseguir reabrir diversos leitos e setores fechados. Vamos reabrir a emergência, continuar com as altas complexidades e com a unidade de queimados, que é uma tradição do Andaraí", afirmou o prefeito do Rio.
As primeiras intervenções serão na limpeza, contratação e remanejamento de profissionais e ampliação de serviços. Para o Andaraí, haverá reformas de enfermarias, aumento do número de funcionários, modernização do centro de imagens, do parque tecnológico e dos elevadores e construção da nova cozinha. A nova emergência deverá ser inaugurada em janeiro de 2026, e os demais andares fechados serão abertos em outubro de 2025.