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Ponte Aérea Rio-SP é a 2ª maior rota da América Latina

Por Marcello Sigwalt

Ao disponibilizar mais de 5,6 milhões de assentos, a Ponte Aérea São Paulo (Congonhas)-Rio de Janeiro (Santos Dumont) é a segunda rota mais movimentada da América Latina em 2024.

É o que aponta o relatório The Busiest Flight Routes of 2024, produzido com base em dados da OAG's Global Airline Schedules Data, ao analisar rotas domésticas e internacionais mais movimentadas, entre janeiro e dezembro de 2024, no comparativo com igual período, nos anos de 2023 e 2019, conforme informações veiculadas pelo site Aeroin.

No comparativo continental, o relatório atesta 'recuperação sólida' no setor aéreo, tanto nas rotas da região Ásia-Pacífico, quanto nas rotas domésticas da América Latina. Enquanto a primeira mostra elevação sólida de volume e crescimento acelerado, em rotas, como a Ponte Aérea Rio-SP, que reafirma sua importância no mercado regional, ao conectar as duas principais cidades brasileiras, mediante alta frequência e eficiência.

Na região, a liderança do ranking coube à conexão entre Bogotá e Medellín, ao exibir um total superior a 6,6 milhões de assentos; e a terceira, a rota Bogotá - Cartagena, com 4,8 milhões de assentos.

O ranking:

1) Bogotá - Medellín: 6.664.812 assentos.

2) São Paulo-Congonhas - Rio de Janeiro-Santos Dumont: 5.682.286 assentos.

3) Bogotá - Cartagena: 4.817.733 assentos.

4) Bogotá - Cali: 4.733.138 assentos.

5) Cuzco - Lima: 4.507.760 assentos.

6) Cancun - Cidade do México: 3.982.607 assentos.

7) Cidade do México - Monterrey: 3.567.600 assentos.

8) Guadalajara - Cidade do México: 3.299.803 assentos.

9) Brasília - São Paulo-Congonhas: 3.192.152 assentos.

10) Bogotá - Santa Marta: 3.112.288 assentos

No ranking global de rotas internacionais, a ponta ficou com para a conexão entre Hong Kong e Taipei, com 6,8 milhões de assentos disponíveis que, apesar de ser um número 15% inferior aos níveis de 2019, a rota exibiu alta de 48%, ante o ano passado.

Em trajetória de recuperação acelerada do setor aéreo, outras rotas na região Ásia-Pacífico dominaram o ranking, como:

Cairo - Jeddah ficou em segundo lugar, com 5,5 milhões de assentos e um crescimento de 14% sobre 2023 e Seul Incheon - Tóquio Narita ocupou a terceira posição, com 5,4 milhões de assentos.