Por:

IPVA: datas são divulgadas

Por Marcello Sigwalt

Conforme cronograma publicado, no Diário Oficial do Estado, nessa quinta-feira (19), a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) acaba de divulgar as datas de vencimento, de acordo com o final das placas, para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.

Para aqueles que optarem por pagar o imposto à vista, haverá desconto de 3% do valor devido, a exemplo de anos anteriores, ou fazer a quitação do valor, em três parcelas, mas sem direito ao abatimento.

No dia 21 de janeiro, quando tem início o calendário, vem a cota única ou a primeira parcela do imposto para veículos com placas terminadas em 0. Já a última parcela vence em 15 de abril, para automóveis e motocicletas com placas de final 9.

Após a desativação da emissão da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD) pela Fazenda, desde novembro último, a quitação do imposto vem sendo realizada por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ), que poderá ser quitado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).

Para efetuar o pagamento do imposto, será preciso acessar o Portal do IPVA da Sefaz (ipva2025.fazenda.rj.gov.br/) em janeiro próximo, mediante o clique no serviço "Emissão DARJ IPVA", e a inclusão do número Renavam do veículo.

Dependendo do combustível utilizado, o imposto leva em conta alíquotas específicas. Para modelos flex, esta é de 4% do valor de venda (preço de mercado) do veículo.

Já proprietários de motocicletas tem alíquota de 2% e de 1,5% para automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e de 0,5% aos movidos, exclusivamente, por energia elétrica.

Para saber o imposto a pagar, multiplica-se o valor venal do veículo pela alíquota devida. Dividindo este total por 100, encontra-se o valor do IPVA a ser pago. Veículos com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos do pagamento de imposto anual.