A Câmara Municipal de Vereadores do Rio encerrou a 11ª Legislatura com recorde de produtividade entre as 11 maiores capitais do país pelo quarto ano consecutivo.
Ao longo dos últimos quatro anos, foram mais de 1.600 leis publicadas, incluindo normas que impactaram diretamente a vida dos cidadãos cariocas. Educação, saúde, tecnologia, economia, urbanismo e mobilidade foram alguns dos principais pontos de atenção dos parlamentares no período.
O levantamento foi feito pela Consultoria e Assessoramento Legislativo (CAL) e leva em consideração a produção da Casa até o dia 18 de dezembro.
Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) apontou que a atual legislatura termina deixando um parlamento carioca mais produtivo, transparente, democrático, sustentável e próximo da população.
"Gostaria de deixar registrado aqui meu profundo agradecimento e respeito por cada um dos colegas de parlamento, alguns há mais de uma década. Nem todos vão estar aqui, neste plenário, a partir do ano que vem. Assim é a política. Mas o Rio pode se orgulhar de ter tido, nestes quatro anos, uma Câmara com vereadores que amam esta cidade, e que, mesmo sem mandato, continuarão a lutar pelo nosso povo e pelo desenvolvimento de um município mais justo, mais seguro, e mais vibrante", celebrou.
O levantamento mostrou a produtividade do parlamento carioca em cada ano. Em 2021, foram 350 leis publicadas, no ano seguinte foram 315. Já em 2023, este número dispara e sobe para 492 leis publicadas. Por fim, em 2024, foram publicadas 535 leis.
Projetos 'lapidados'
"Não poderia deixar de citar alguns projetos importantes que passaram por esse plenário e que foram lapidados com a ajuda de todos, como a autorização para todos os investimentos e melhorias do BRT; o novo autódromo de Guaratiba, que será a única pista para o automobilismo na cidade após 12 anos; e o Reviver Centro, que possibilita a revitalização da região central da cidade, tão importante para um futuro saudável do Rio", enumerou o presidente.
Leis aprovadas
fizeram a diferença
Uma das principais leis aprovadas pelos vereadores na atual legislatura foi a Lei do Reforço Escolar para os alunos da rede municipal. A norma foi criada com o intuito de minimizar os danos causados pela pandemia na educação e determinou que fossem dadas aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes da rede de ensino carioca.