Por:

Em alta, mercado de franquias do RJ fatura R$ 6 bi no 3T24

Por Marcello Sigwalt

Como reflexo de uma tendência de expansão firme no país, o mercado de franquias no Rio de Janeiro cresceu 9,9% no terceiro trimestre deste ano (3T24), no comparativo anual, o que correspondeu a um faturamento de R$ 6 bilhões. Entre as 18.386 unidades criadas no estado, se destacam os segmentos de Limpeza e Conservação (31,1%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,7%) e Alimentação - Comércio e Distribuição (15,5%).

Para a ABF (Associação Brasileira de Franchising), que compilou os dados, tais resultados atestam a diversidade e a versatilidade do setor de franquia nacional, mas também reflete o cenário econômico favorável, impulsionado pelos segmentos de serviços e turismo na capital carioca.

Ao mesmo tempo, a ABF admite que a elevação das vendas no varejo recebeu impulso expressivo pela passagem do 'Dia das Crianças', assim como reflete a alta de 1% do setor de serviços em setembro (dados do IBGE) e da expansão da capacidade instalada da indústria. Nesse rol, se incluem o crescimento mais disseminado nos diversos setores econômicos, a exemplo no consumo de bens duráveis, tais como imóveis.

Na avaliação do presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, o mercado de franquias vem em um crescimento acelerado, tanto na capital quanto no interior do Estado. "Esse movimento reflete não apenas a vitalidade econômica da nossa região, mas também a resposta positiva dos consumidores às marcas e modelos de negócios oferecidos pelas franquias. Estamos comprometidos em continuar apoiando esse crescimento, promovendo um ambiente empresarial favorável e incentivando a expansão de oportunidades em todo o Rio de Janeiro, tanto nos centros urbanos quanto nas comunidades do interior".

Em outra amostra, a ABF informa que o setor de franquias exibiu crescimento de 13,2% no primeiro semestre deste ano (1S24), o equivalente a um faturamento de R$ 11,7 bilhões, além de uma expansão de 7,8% no número de unidades e 7,6% no número de redes de franquias no estado.

Tal dinamismo valeu ao Rio de Janeiro a posição de segundo maior mercado de franquias no país, ao deter quase 10% de todo o resultado do franchising brasileiro. O estado concentra 9,48% de um total de 193.151 unidades franqueadas no país, até julho de 2024.

Entre as vantagens competitivas para investimentos no RJ, a associação aponta: alta densidade populacional, tradição em turismo e lazer, e um mercado consumidor em busca de inovação e qualidade.