Durante as festas de fim de ano, as cozinhas comunitárias funcionarão normalmente, de segunda-feira a sexta-feira. E, no dia 31, os beneficiários do Prato Feito Carioca levarão para casa pernil temperado com ervas finas, batata calabresa, arroz com cenoura, feijão e, de sobremesa, maçã.
Insegurança alimentar
Juntas, as 46 cozinhas comunitárias que integram o programa da Secretaria de Trabalho e Renda do Rio serviram, até novembro, 3.994.829 refeições gratuitas a pessoas em situação de insegurança alimentar, em diferentes comunidades e bairros do Rio.
"Há pessoas que passam muita dificuldade e dependem da comida servida pelas cozinhas. Às vezes, chegam pessoas tremendo aqui, porque elas passam necessidade e não têm o que comer", relata Samuel da Silva, de 34 anos, que, há cerca de seis meses, deixou de ser beneficiário do Prato Feito e foi contratado para ajudar na cozinha da Ilha do Governador gerenciada pelo Grupo de Estudos Integrais Demétrius (GEID).
Inaugurado em junho de 2022, o Prato Feito Carioca vem sendo ampliado pela Prefeitura do Rio. De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, este ano o programa praticamente dobrou o número de beneficiários em relação a 2023.