Por:

Comércio comemora alta de 3% das vendas no Réveillon

Mercado turístico aquecido é o fator determinante da 'festa' do comércio do Rio | Foto: Divulgação Agência SRCom

Por Marcello Sigwalt

Uma virada com muita festa. É isso que promete a passagem para 2025, na visão do comércio carioca, cujas vendas deverão crescer 3% acima de igual período do ano passado, a reboque do movimento turístico aquecido do Rio, nessa época do ano. A previsão otimista consta de pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de janeiro (SindilojasRio), junto a um universo de 250 comerciantes da Capital fluminense.

De acordo com o presidente do CDLRio e SindilojasRio, Aldo Gonçalves, "as estimativas que consideram aumento das vendas até 3% são baseadas no aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Rio de Janeiro, que vem batendo recorde, e de acordo com dados da Prefeitura pode ultrapassar dois milhões de pessoas para curtir os festejos na Praia de Copacabana".

Outro dado relevante do estudo é que o otimismo dos lojistas está mais acentuado nessa reta final de 2024, embalado pelo grande fluxo de turistas estrangeiros aguardando a 'festa da virada' em Copacabana. "Por isso acreditamos que as vendas de final de ano com o Réveillon podem até superar 3%, dependendo do segmento comercial", previu Gonçalves.

Ao detalhar a importância do Réveillon para o comércio do Rio, o dirigente explica que o evento beneficia os setores de vestuário, acessórios, assim como aquele de lembranças da cidade. "Todo final de ano é movimentado, principalmente na Zona Sul e Zona Oeste da cidade. Apesar dos problemas, a orla atrai turistas de todos os lugares. Ao lado das atrações para a festa de encerramento do ano, bares, hotéis e restaurantes são muito beneficiados com o fluxo de consumidores. Nesse momento é hora de o comerciante ampliar as vendas, aproveitando os interesses da demanda e os estoques do Natal. Vale considerar para isso as redes sociais, as informações derivadas da IA e as oportunidades com promoções", incentiva Gonçalves.

Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento de bares e restaurantes em todo o país deve crescer em torno de 20% em dezembro, se comparado a qualquer outro mês do ano.

Outro estudo da associação aponta que, em relação ao mesmo período de 2023, 78% dos empresários esperam aumentar o faturamento. O pagamento do 13º salário e o maior fluxo de clientes, pelas férias escolares e confraternizações, são os principais fatores por trás desse otimismo. O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, vê o período 'como crucial para muitos negócios'.