Comissão discute as contas do município

Por

A Comissão Permanente de Saúde, Finanças e Orçamento da Câmara do Rio recebeu, nesta terça-feira (10), representantes da Secretaria de Fazenda e Planejamento para discutir as contas do município referentes ao segundo quadrimestre de 2024.

De acordo com o conteúdo apresentado, a arrecadação superou em cerca de R$ 1 bilhão o esperado para o período.

A secretária responsável, Andreia Senko, trouxe alguns destaques com relação à arrecadação: "Nossa receita corrente líquida teve um aumento de 7% com relação ao mesmo período em 2023 e o ISS teve aumento real também em comparação ao ano passado'.

O Superintendente Executivo do Orçamento Municipal, Misael Saade Maia, por sua vez, guiou a apresentação: "Nossos maiores ganhos estão nas transferências e nas receitas de contribuição". Ambos tiveram variações positivas, de 9,7% e de 6,8% respectivamente". A vereadora Rosa Fernandes (PSD), que preside a comissão que promoveu a audiência, questionou o aumento de mais de 13% na dívida consolidada líquida do município e questionou se estaria relacionado à variação cambial do período ou a tomada de novos financiamentos, além de questionar como a pasta se prepara para as flutuações cambiais: "Como esse aumento impacta o planejamento orçamentário do município em 2024?".