Procon notifica varejistas

Guanabara, Supermarket e Prezunic apresentavam produtos impróprios

Por

Por Marcello Sigwalt

Atento à profusão de fraudes e 'oportunismos' praticados pelo comércio varejista, com produtos típicos da ceia de Natal, o Procon Carioca - órgão da Prefeitura do Rio - emitiu notificações para os supermercados Guanabara, Supermarket e Prezunic, por oferecerem produtos impróprios para o consumo.

Uma vez notificados, os estabelecimentos terão de prestar esclarecimentos (ou justificativas) ao Procon Carioca, com relação a informações, como data de validade, processos de armazenagem dos itens e sua conservação.

Como saldo da operação, o órgão descartou 14,340 kg de alimentos, com destaque para bacalhau e pernil, que não estavam em conformidade com as normas de consumo. Além dessas irregularidades, os agentes de fiscalização também identificaram produtos com embalagens violadas e armazenamento inadequado. Exceção feita para as unidades dos supermercados Pão de Açúcar e Zona Sul, na Avenida das Américas, na Barra (Zona Oeste) não foram identificadas infrações no momento da fiscalização.

Segundo a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, "neste período que antecede às festas de fim de ano, nossa prioridade é garantir a saúde e segurança dos consumidores, especialmente em relação aos produtos mais procurados para consumo nessas ocasiões festivas. Estamos intensificando a fiscalização para evitar que produtos impróprios cheguem às mesas dos cariocas. Para informações, denúncias e registro de reclamações sobre questões de consumo".

Na segunda-feira anterior (16), o Procon Carioca ofereceu a chance de quem est á debito regularize sua situação. Trata-se do mutirão de renegociação de dívidas "Renegocia!", em parceria com as concessionárias de água e luz.

A ação é uma oportunidade única para ficar em dia com instituições financeiras, empresas de telefonia, concessionárias de serviço público (água, energia elétrica e gás) empresas de varejo, comércio eletrônico entre outros setores.