Por:

JUV promove conscientização

Cem jovens dos projetos Pacto pela Juventude e Emprega JUV, da Secretaria de Juventude do município do Rio, foram, na manhã desta sexta-feira (17/01), à Praia de Ipanema, na altura do Posto 8, para uma ação de sensibilização ambiental dos frequentadores.

O grupo, formado por jovens de 15 a 29 anos, moradores das favelas Fallet-Fogueteiro e Nova Brasília - Complexo do Alemão, conversaram, no local, com frequentadores de uma das praias mais conhecidas da cidade a respeito do papel do cidadão para manter a orla sustentável e limpa.

A Secretária de Juventude do município do Rio, Gabriella Rodrigues, destacou o papel do jovem na construção de um futuro mais sustentável a partir de uma mudança de mentalidade sobre o cuidado com o espaço público.

"Todos os programas da nossa Secretaria buscam reforçar a cidadania do nosso jovem. Eles aprenderam, em sala de aula, muito sobre o impacto da sustentabilidade nas nossas vidas. E agora, aqui na praia, eles trazem uma conscientização ambiental para outras pessoas: banhistas, turistas, pessoas que vêm praticar esportes. Para que elas percebam que a gente como cidadão também tem o papel de cuidar do espaço público", disse Gabriella.

Os jovens realizaram uma atividade pedagógica de recolhimento do material indevidamente descartado, depois direcionado para as lixeiras da Comlurb na praia.

Todo material de limpeza, proteção, lanches e água foi fornecido pela Secretaria.

Mariana Sampaio, de 24 anos, lembrou a importância de manter a praia limpa e como é urgente que a sustentabilidade seja praticada de forma ampla.

"Lixo, garrafa, caco de vidro. Tudo isso pode nos machucar em uma simples visita à praia. Recolher o lixo é muito simples e a gente precisa começar também a pensar no nosso futuro. Uma garrafa pet, por exemplo, leva 400 anos para se desfazer no meio ambiente. A gente tem que pensar e agir agora para termos um futuro melhor", destacou a jovem beneficiada pelo projeto.