Comlurb: a festa da limpeza

Garis retiraram 980 toneladas de resíduos dos festejos da virada

Por

A Comlurb removeu 980 toneladas de resíduos no Réveillon 2025, sendo 508 toneladas apenas em Copacabana. As praias da Barra da Tijuca e do Receio dos Bandeirantes somaram juntas 180 toneladas. A Praia de Sepetiba contabilizou 17, 5 toneladas.

A Companhia contou com 5.000 garis em sua megaoperação especial de limpeza, distribuídos em todos os pontos de festejo, que trabalharam com apoio de 400 veículos e equipamentos. Foram disponibilizados mais de 8.000 contêineres e caixas metálicas em toda a orla da cidade, que facilitaram o descarte por parte dos cariocas e turistas, tornando a limpeza ainda mais ágil e eficiente. No Réveillon 2024, a Comlurb removeu 969 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa, sendo que apenas em Copacabana foram recolhidas 484 toneladas de resíduos. A eficiência dos trabalhos garantiu que às 10h do primeiro dia do ano as pistas já estivessem limpas, com tudo lavado e desodorizado, e a Avenida Atlântica liberada ao público para curtir a área de lazer.

Só para a tradicional festa em Copacabana, foram 2.000 garis, 160 veículos e 70 equipamentos. A Comlurb realizou ainda a limpeza dos quatro postos médicos instalados para a festa: na Rua Duvivier, na Rua República do Peru, na Rua Santa Clara, e entre as Ruas Xavier da Silveira e Bolívar, sendo dois profissionais em cada posto.

Entre os veículos utilizados na limpeza dos pontos de festejo, estão: caminhões compactadores, varredeiras de grande porte e pipas d água para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito. Foram usados pás mecânicas, varredeiras de médio porte, minivarredeiras, tratores de praia com implementos traseiros para peneiramento da areia e mini máquina de limpeza de praia.

Também houve operação especial em praticamente toda a orla da cidade, com destaque para Praia do Flamengo, Leblon, São Conrado, Praia de Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra da Tijuca, Recreio, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá, além do Piscinão de Ramos.