No último fim de semana de verão e Carnaval de rua, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GCM) realizaram operações de fiscalização e ordenamento em toda a cidade, com foco especial nas zonas Sul e Central do Rio, que concentram a maior parte dos blocos e o fluxo de banhistas nos dias ensolarados.
Durante as ações nos dias 22 e 23, agentes da Seop apreenderam três crachás e coletes de identificação de ambulantes sendo usados por terceiros (não pelos titulares ou auxiliares registrados), o que é proibido pelo regulamento do carnaval de rua do Rio. As informações serão encaminhadas à Polícia Civil para investigação de possível venda ilegal de licenças.
Foram aplicadas 263 autuações por estacionamento irregular e carga e descarga, resultando em 78 remoções de veículos, além da apreensão de mais de 100 garrafas de vidro em blocos e na praia.
As equipes da Guarda Municipal registraram 13 conduções de suspeitos e vítimas para delegacias por crimes como roubo e furto durante os desfiles dos blocos deste final de semana que antecede o Carnaval. As prisões aconteceram no dia 22, cinco delas no Bloco da Favorita.
Houve 16 apoios a pessoas que se sentiram mal e debelados 30 casos de tumultos. As equipes aplicaram 155 infrações de trânsito.