Por:

Rio é o segundo maior destino turístico do planeta

Por Marcello Sigwalt

Às vésperas da 'eclosão' do maior espetáculo da terra, o Rio é coroado na cena turística mundial como o segundo destino turístico mais procurado do planeta, somente superado, até agora, pela idílica Dubai, nos 'arenosos' Emirados Árabes, mas supera ''pesos-pesados", como Barcelona e Paris, segundo levantamento elaborado pela Booking.com, plataforma online holandesa de reserva para diversos serviços.

A posição de destaque da capital fluminense deve se acentuar, de acordo com o estudo, em razão do movimento econômico alavancado pelos 'festejos de momo'.

Como prova da tendência positiva, a busca por acomodações na cidade, no período de um ano, cresceu 23%, mediante uma demanda crescente por maior liberdade e experiências locais, motivações que a 'Cidade Maravilhosa' oferece de sobra.

Outro dado que favorece o mercado local é o fato de o segmento de hospedagem registra taxa de ocupação em torno de 90% para o Carnaval deste ano, informa a agência especializada Pineapples.

Para o sócio-diretor da Pineapples e Diretor de Relações com Investidores da ABLT (Associação Brasileira de Locação por Temporada), Fábio Nahon "o aumento na procura pela cidade reforça o Rio de Janeiro como um destino global e destaca a locação por temporada como uma opção estratégica, oferecendo aos turistas conforto, flexibilidade e experiência personalizadas".

Sinalização idêntica vem do mar, uma vez que o Pier Mauá - terminal internacional de cruzeiros do Rio de Janeiro - deverá receber um fluxo estimado em 17 mil passageiros, entre os dias 1º e 4 de março, contingente que desembarcará de sete navios de cruzeiro.

A boa notícia é que o fluxo de turismo internacional se expandirá, ainda mais, ao longo do mês de março, atingindo o montante de 65 mil turistas, o que constitui contribuição importante do turismo marítimo à economia do Rio.