Com a urbanização e uma maior tendência de moradias menores, muitas pessoas têm procurado o serviço de auto armazenamento (self storage) para guardar móveis, equipamentos e bens diversos. Empresas também vêm colocando seus estoques dentro desses espaços. Durante a sessão ordinária na quarta-feira passada (26), a Câmara do Rio aprovou, em primeira discussão, o PLC 123/2023, que cria e regula essa atividade econômica na cidade. O projeto retornará à pauta para nova votação.
O auto armazenamento é uma atividade que corresponde à locação temporária de unidade individual e privativa denominada "espaço-box", destinada ao armazenamento de bens diversos, cuja responsabilidade de acomodação, armazenamento, manutenção e retirada é realizada diretamente pelo locatário.
De acordo com a proposta, o funcionamento da atividade deverá obedecer a regulamentação local de dimensões imobiliárias, respeitando também as regras de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.
Autor do projeto de lei, o vereador Pedro Duarte (Novo) argumentou que esse tipo de atividade ainda não tem um regramento. Segundo ele, "a proposta busca autorizar a atividade de auto armazenamento, o self storage. Muitas pessoas buscam esses espaços para guardar o que está sobrando em casa, como pranchas de surfe, móveis e diferentes equipamentos".