Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 2023, o número de denúncias de antissemitismo atingiu índices preocupantes no país. Levantamento da Confederação Israelita (Conib) mostrou que o Brasil registrou 1.774 incidentes naquele ano, acima dos 432 registros, em 2022. Apenas entre outubro e dezembro do ano passado, foram relatadas 1.363 ocorrências. Tendo em vista este cenário, a Câmara do Rio passará a contar com uma Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo. A iniciativa é do vereador Flávio Valle (PSD):
"Infelizmente o ódio contra judeus ainda persiste, algumas vezes de forma explícita, e em outras disfarçado sob diferentes pretextos para propagar sua disseminação. O Rio é uma cidade turística e reconhecida por sua diversidade e pluralidade, não podemos normalizar preconceito, hostilidade ou discriminação", ressaltou o vereador, único judeu no parlamento carioca.
Valle apresentou outras duas propostas para fortalecimento do combate ao antissemitismo no Rio de Janeiro. Uma torna lei a adoção de definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) e outra inclui no calendário oficial da cidade o "Dia de Combate ao Antissemitismo", a ser celebrado em 7 de outubro, data do ataque terrorista do Hamas a Israel.